terça-feira, 2 de junho de 2015

Conversores Analógico para Digital (A/D) e Digitais para Analógicos (D/A)

                                         


Basicamente os sinais analógicos são sinas elétricos que podem variar a sua tensão, como por exemplo: ( 0, 1, 2, 3 volts, ...). E os sinais digitais são sinais que variam de sinal baixo (0) e sinal alto (1). Existem muitos circuitos que transformam sinais analógicos em sinais digitais, um exemplo deles é um circuito feito com uma fonte de 12 volts, resistores e switches.




Como podemos observar, no circuito há 4 switches e cada um deles representam 1 bit, conforme fechamos ou abrirmos um switch, alteramos a tensão no resistor (RS). A tabela mostra de forma ordenada de como fazer uma contagem até 10. Mas após a montagem do circuito, observamos que a lógica não é efetuado na prática, pois esse tipo de circuito não é um circuito preciso. Mesmo fechados os switches dos resistores (R1 e R3) não alcançamos os 10 volts desejados. Se desejarem um circuito de analógico para digital que varie sua saída com fidelidade da variação da entrada analógica é um circuito com o CI-ADC0808. Como mostra a imagem abaixo.


                                              

Para que ocorra um funcionamento apropriado no circuito devemos colocar um clock de 100 Hz no pino 10 do CI, e para que não ocorra nenhuma danificação nos LEDs do circuito, devemos colocar resistores antes dos anodos dos LEDs para da limitação a corrente. O valor dos resistores faziam conforme o consumo da corrente dos LEDs, para fazer o cálculo utilizamos a 1ª lei de Ohm.

CONVERSORES DIGITAIS PARA ANALÓGIOS (D/A)

Os conversores digitais para analógicos são conversores que transformação tensões digitais (0,1) em tensões analógicas (0,1,2,3 volts, ...). Os conversores d/a são muitos utilizados nos sinais de áudio, um bom exemplo é os aparelhos que leem CDs pois convertes sinais digitais em sinais analógicos (que são os sinais de áudio).

CONVERSOR R-R2





Está imagem é um exemplo de um amplificador R-R2 de 4 bits (D0,D1,D2,D3), que conforme colocamos as entradas digitais mudasse a tensão de saída (Vsaída). Na tabela mostra a tensão conforme a entrada dos bits.

VA= tensão do nó A.
VB= tensão do nó B.
Vc= tensão do nó C.
Vsaída= tensão na saída.


BIBLIOGRAFIA:

Imagens:
http://www.electronic-circuits-diagrams.com/computer-pc-hardware-circuits-2/simple-analog-to-digital-converter-circuit/
http://www.pcs.usp.br/~labdig/pdffiles_2009/2498-convDA-2005.pdf






Nenhum comentário:

Postar um comentário